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Mensagem do Conselho

Encerramos o ano e o ciclo à frente da nossa cooperativa com números muito positivos, apesar da retração econômica, em especial no setor da saúde, nos últimos três anos. Excelentes resultados econômicos e financeiros podem ser observados no balanço, assim como o aumento do número de vidas e a ampliação dos recursos próprios, alcançados por toda a equipe de gestão da Unimed Ponta Grossa. Os serviços próprios, além de compor a estrutura necessária para acompanhar o atendimento a esse acréscimo no número de beneficiários, também estarão por muitos anos servindo a população dos Campos Gerais, sejam clientes particulares que optem por nossos serviços, sejam aqueles que poderão vir a se tornar beneficiários do plano de saúde. Certamente, é motivo de orgulho para todos da cooperativa o fato de, em conjunto, gestores, diretoria, cooperados e colaboradores, termos tornado a Unimed Ponta Grossa em um gigante na região, sendo considerada uma das maiores 500 empresas do sul do Brasil e a sétima maior de Ponta Grossa. Entretanto, gostaríamos aqui de mencionar, nesta mensagem, os resultados que não são diretamente relacionados ao desempenho econômico-financeiro. Esse desenvolvimento e crescimento permitiram a geração de trabalho e renda consistente para 548 cooperados, 795 colaboradores e tornou nossa estrutura de atendimento à população a principal referência em qualidade nos Campos Gerais, inclusive dentro do próprio Sistema Unimed dentro do Paraná. Conquistar a confiança da população, gerar trabalho e renda para cooperados e colaboradores é, sem dúvida, nosso principal ativo. Nossa cooperativa de trabalho médico está preparada para enfrentar os desafios do mercado de saúde, alinhada com ideais e interesses de médicos cooperados e colaboradores, servindo com excelência a comunidade.

GRI 102-14

Unimed Ponta Grossa

A Unimed Ponta Grossa Cooperativa de Trabalho Médico cuida de mais de 73.571 clientes, em 16 municípios dos Campos Gerais, e se consolida como a maior operadora de saúde da região. Ao longo de mais de 40 anos de história, mantém o objetivo de gerar trabalho digno aos médicos e cuidar das pessoas com qualidade e excelência em saúde.

GRI 102-1

GRI 102-7, 102-5, 102-2

A Unimed Ponta Grossa, dentro do Sistema Unimed, é considerada uma cooperativa de médio porte, tendo entre 20 e 100 mil clientes e segue os preceitos da Política Nacional de Cooperativismo, com registro na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Conforme estatuto próprio, está filiada ao Sistema Cooperativo Unimed, sendo regulada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e norteada pelos princípios universais do cooperativismo:

1. Adesão livre e voluntária

2. Gestão democrática pelos cooperados

3. Participação econômica dos cooperados

4. Autonomia e independência

5. Educação, formação e informação

6. Intercooperação

7. Interesse pela comunidade

Deste modo, mercadologicamente, trabalha com diversas opções de produtos regulamentados para atender aos mais variados perfis de clientes:

Planos empresariais: As soluções da Unimed Ponta Grossa para pessoa jurídica trazem condições sob medida para cada negócio: empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, oferecendo suporte na manutenção da saúde e da qualidade de vida dos funcionários.

Planos individuais ou familiares: A Unimed Ponta Grossa dispõe de planos para os diversos tamanhos e formatos de famílias. As contratações funcionam na modalidade de pré-pagamento, na qual o cliente paga a mensalidade antecipadamente, independente da utilização. O cliente pode escolher o tipo de abrangência do plano de saúde, optar pela coparticipação e ainda selecionar o tipo de acomodação.

Plano Unimed Pleno: Modelo assistencial de atendimento que tira o foco do médico especialista e reforça a importância da presença do médico de família. Este produto cuida dos colaboradores da Unimed Ponta Grossa e da KRM Transportes, além de seus respectivos dependentes.

Intercâmbio: Serviço estabelecido entre as singulares da Unimed por meio de normas e diretrizes que permitem atendimento ao cliente em trânsito, ou seja, quando ele está fora da área de cobertura da Unimed com a qual ele possui contrato. Em Ponta Grossa, essa forma de atendimento é muito comum por conta das multinacionais e demais empresas que têm unidades descentralizadas na região. Em 2019:

GRI 102-6, 102-4, 102-3, 102-10

A Unimed Ponta Grossa atua, conforme definido em estatuto, nos seguintes municípios: Cândido de Abreu, Reserva, Ivaí, Ipiranga, Imbituva, Teixeira Soares, Ponta Grossa, Carambeí, Palmeira, São João do Triunfo, Castro, Tibagi, Telêmaco Borba, Piraí do Sul, Arapoti, Jaguariaíva.

A sede principal onde está a Operadora do plano e os setores administrativos fica localizada na Rua Santos Dumont, 1036, Centro, Ponta Grossa/PR.

Além disso, a cooperativa conta com uma rede de serviços próprios para melhor atender os beneficiários ou clientes:

Hospital Geral Unimed (HGU): Está localizado na Rua Carlos Osternack, 144, Vila Estrela, Ponta Grossa, Paraná

O Centro de Diagnóstico Unimed (CDU): Está localizado na Rua Carlos Osternack, 144, Vila Estrela, Ponta Grossa, Paraná

Espaço Saúde Plena: Rua Nestor Guimarães, 111, 9º andar, salas 94 e 95, Centro, Ponta Grossa/PR.

Laboratório: A Unimed Ponta Grossa conta com um laboratório na Rua Carlos Osternack, 144 – anexo ao Hospital Geral Unimed. Este é um serviço próprio de análises clínicas que atende beneficiários do plano de saúde, pacientes particulares e demandas internas de pacientes internados no HGU. Além disto, a cooperativa também tem postos de coleta por toda a região para facilitar a rotina dos beneficiários, sendo que as unidades foram abertas conforme linha cronológica:

GRI 102-9, 102-16 e 102-17

Para viabilizar o negócio e realizar a prestação dos serviços de saúde, a Unimed Ponta Grossa mantém relações com um grande número de fornecedores que, hoje, estão divididos nos seguintes grupos:

  • Fornecedores de materiais
  • Fornecedores de medicamentos
  • Fornecedores de equipamentos
  • Prestadores de serviços
  • Fornecedores de materiais de alto custo
  • Fornecedores de serviços terceirizados como radiologia e cozinha hospitalar

É importante salientar que todos os terceiros com os quais a Unimed Ponta Grossa se relaciona comercialmente são verificados pela diligência do setor de Compliance, para garantir a conformidade e transparência nos negócios.

GRI 102-10

Total de exames realizados pelo CDU: 61.375 exames de imagem.

Total de exames realizados pela rede de Laboratórios Unimed 58.178 atendimentos, que totalizaram 457.863 exames

Inauguração Torre II


Em 2019, foi finalizada a construção da Torre II do HGU, uma nova estrutura de internamentos, anexa ao prédio principal do hospital. Os investimentos permitiram melhorias no atendimento dos pacientes. A divulgação foi feita para cooperados, colaboradores, beneficiários e comunidade de forma a mostrar que a Unimed está se desenvolvendo além do plano de saúde, prezando pelo propósito de cuidar das pessoas. A ampliação agregou 22 leitos ao hospital, passando de 92 para 114, além de 6 leitos nas unidades do Berçário, Neonatalogia e Pronto Atendimento e 4 salas no bloco cirúrgico.

Laboratório


Foram inauguradas novas unidades dos postos de coleta do Laboratório Unimed, contribuindo com a estratégia agressiva de expansão de recursos próprios do hospital. Além de gerar mais receita, a intenção permanece sendo ter maior controle de custos, qualidade nos serviços prestados, e oferecer maior fidelização e percepção de valor aos beneficiários.

Sistema de Monitoramento do HGU


Com foco na segurança dos pacientes, familiares, colaboradores e médicos, o HGU ganhou um reforço no sistema de monitoramento por câmeras, que agora estão por todo o hospital e garantem tranquilidade a todos que ali circulam.

Visita estendida nas UTI’s


A internação em uma unidade de terapia intensiva pode causar angústias e inseguranças tanto nos amigos e familiares quanto nos próprios pacientes. Além da parte técnica, é necessário cuidado especial com as pessoas, considerando as fragilidades emocionais de cada um. Pensando nisso, a equipe multidisciplinar do HGU criou uma política para visitas estendidas nas unidades de terapia intensiva, dando importância às condições clínicas e psicológicas dos pacientes e seguindo critérios e protocolos que não comprometam a segurança dos internados.

Linda de Lenço


Idealizado por uma cooperada, o projeto surgiu com o objetivo de estimular a empatia e mostrar às pacientes com câncer que o caminho do tratamento pode ser compartilhado com todos. Foram produzidos 500 lenços para que os colaboradores utilizassem durante o “Outubro Rosa” e se colocassem no lugar dos pacientes. Após a ação, os lenços foram higienizados e doados para pacientes, grupos e instituições, com uma carta/mensagem de apoio, escrita pelos próprios funcionários da cooperativa.

Aniversário UTI Neopediátrica


Em 2019 a unidade de terapia intensiva neonatal e pediátrica do HGU completou um ano. Durante esse período, a unidade admitiu mais de 60 pacientes neonatais, mais de 30 pediátricos e realizou mais de 65 altas. Os pais do primeiro bebê prematuro atendido pela unidade ofereceram à toda equipe uma confraternização em comemoração ao um ano da criança, para agradecer a atuação dos profissionais na recuperação do ex-paciente. Vale ressaltar que a UTI neopediátrica está constantemente passando por ampliação e melhorias.

Acreditação ONA II - Nível Pleno


No dia 26 de junho de 2019, o Hospital Geral Unimed Ponta Grossa e a rede de Laboratórios Unimed Ponta Grossa receberam os certificados de Acreditado Pleno, nível dois da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A cerimônia que aconteceu no auditório Unimed, celebra este importante passo na história de nossa cooperativa. Com essa conquista, o HGU e o Laboratório Unimed subiram mais um patamar na qualidade e segurança do paciente. Isso consolida a Unimed Ponta Grossa como referência na região e no estado do Paraná. Todos esses investimentos em esforço, tempo e recursos financeiros estão sustentados nas táticas do setor de Mercado a partir do registro de novos produtos para comercialização.

Movimentes


O Programa MoviMentes iniciou em setembro de 2018, e seu grande objetivo era fomentar ideias inovadoras, provenientes de colaboradores da Unimed Ponta Grossa, que pudessem trazer melhorias nos processos administrativos e assistenciais da cooperativa. Em sua primeira edição, o MoviMentes recebeu 307 ideias, avaliadas e encaminhadas aos gestores para que pudessem ser implementadas. No dia 03 de outubro de 2019, a Unimed Ponta Grossa encerrou o primeiro ciclo do MoviMentes, premiando os três colaboradores que alcançaram maiores pontuações no ranking total. O resultado do programa evidencia a participação dos colaboradores no espírito inovador e na construção da melhoria nos processos da cooperativa.

Corujão Unimed


Pelo quinto ano consecutivo, a Unimed Ponta Grossa realizou a corrida noturna, considerada pelos corredores dos Campos Gerais a maior da região, tanto em estrutura quanto em número de participantes. Em 2019, a identidade visual da corrida foi totalmente reformulada e o evento contou com a marca aproximada de mil participantes. O perfil principal dos participantes é formado por atletas amadores de 25 a 44 anos (75%). Os participantes do Corujão Unimed 2019 vieram de cinco estados e 37 cidades brasileiras, demonstrando a relevância do evento também na esfera econômica municipal, pois atrai turistas e oportuniza o consumo da gastronomia local, rede hoteleira e até mesmo o próprio turismo.

A partir das informações levantadas com a pesquisa de satisfação aplicada pós-evento, é possível verificar que o Corujão Unimed tem potencial para agregar cada vez mais corredores, demonstrando o crescente interesse do público de corrida de rua e comprovando a credibilidade do evento, conforme informações extraídas da pesquisa:

Um ponto importante a ser ressaltado é que o Corujão Unimed é o único evento voltado, simultaneamente, para os diversos públicos da cooperativa (cooperados, beneficiários, comunidade e colaboradores), impactando-os da mesma maneira, alinhado com core business no que diz respeito à promoção de saúde a partir da prática de atividade física. Ainda de acordo com a pesquisa, 97% dos respondentes informaram que participariam novamente do evento; e 96% deram notas entre 8 a 10 para a corrida.

Ação Mude1Hábito


Em 2019, a cooperativa também apostou em uma ação promocional que pudesse atingir o público externo (comunidade e beneficiários). Durante dois meses, o estande itinerante do #Mude1hábito circulou por quatro unidades de uma rede de um supermercado parceiro. O objetivo da campanha foi estimular o consumo de frutas, verduras, legumes e também a prática de atividades físicas. Todos os dias os clientes que passavam pela seção hortifrúti tinham a oportunidade de degustar espetinhos de frutas e pedalar na bicicleta-suco. A ação também contou com o Desafio do Palpite, em que era montada uma cesta com produtos hortifrúti e as três pessoas que acertassem o peso do pacote poderiam ganhar um mixer de frutas. Ao todo, foram mais de 6.700 participantes e 200 brindes distribuídos. Porém, não houve uma forma de mensurar se a ação impactou ou converteu, diretamente, a mudança de algum hábito na rotina das pessoas que interagiram com a ação.

GRI 102-11

A Unimed Ponta Grossa procura sempre melhorar de forma geral e isto significa que também se preocupa com temas que envolvem a conscientização em relação ao meio ambiente.

Com o mapeamento detalhado de todas as unidades geradoras de resíduos, dentro do HGU, foi possível desenvolver um estudo de custos e traçar um plano de ação para evitar desperdícios e otimizar os gastos. O processo de gestão de resíduos de saúde está descrito e documentado e consegue monitorar desde a etapa de geração até o destino final do material. Alguns exemplos:

  • Parceria com a empresa Ambiental Santos desde outubro de 2019. A empresa converte cada litro de óleo vegetal utilizado na cozinha do HGU em produto de limpeza, com a devida documentação e certificação de destinação final.
  • Coleta de material reciclável por um profissional informal e, para que este mantenha a renda e a cooperativa atenda padrões de conformidade, efetivou-se uma parceria com a empresa Recisul, que garante que o catador continue com a renda e a instituição tenha toda a documentação obrigatória.
  • Coleta de lâmpadas, pilhas e eletrônicos, gratuitamente, pela empresa Maranata, que emite certificado de destinação final.
  • Atualmente, está sendo desenvolvido o processo dos resíduos orgânicos do refeitório e do centro cirúrgico, com o objetivo de transformá-los em húmus a ser utilizado na horta suspensa, que será confeccionada ao lado da cozinha. Com isso, será possível produzir alguns temperos e chás, em parceria com o Colégio Agrícola, fazendo a doação do resíduo orgânico e recebendo, em troca, mudas para a horta. O projeto está em fase de solicitação de licença ambiental e a consolidação se dará em 2020.

GRI 102-12 e 102-13

Iniciativas Externas


A cooperativa participa, apoia e é representada em diversos movimentos, projetos e ações da sociedade. Podem-se destacar a Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

A Unimed Ponta Grossa é signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto ETHOS, além de ter atendido aos três pré-requisitos de manutenção do Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade em 2019, mantendo assim, o Selo Ouro concedido pela Unimed do Brasil na edição 2018.

Além disto, a cooperativa integra os seguintes sindicatos:

  • Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Serviços da Saúde
  • Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, Passageiros Urbano, Municipal e Metropolitano
  • Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Paraná
  • Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa
  • Sindicato dos Técnicos em Radiologia do Paraná
  • Unimed Federação do Paraná - Trilha de Gestão de Pessoas
  • Unimed do Brasil - Comitê Gestão de Pessoas
  • Sindicato Empregados em Cooperativas de Serviços Médicos do Estado Paraná

Ações de Responsabilidade Social em 2019


  • Espetáculo de Páscoa
  • Natal Cooperativo
  • Dia das crianças
  • Projeto Linda de Lenço

A Unimed Ponta Grossa, sentindo-se no dever de cumprir papel social, em agradecimento ao sucesso como prestadora de saúde na cidade teve, em 2001, a iniciativa precursora de proporcionar um dia diferente às crianças das associações e instituições locais, em comemoração à Páscoa e ao Natal.
Desde então, mensalmente, os médicos da Unimed Ponta Grossa contribuem, voluntariamente, com um valor em dinheiro para que as comemorações dessas datas sejam oferecidas às entidades beneficentes. Em 2019, os projetos e as parcerias beneficiaram:

Crianças assistidas: 2350
Instituições: 29
Cidades: Ponta Grossa, Castro, Telêmaco Borba, Arapoti, Jaguariaíva e Palmeira.
Mais de 50 voluntários, entre colaboradores e cooperados participaram das ações.

// Natal Cooperativo


// Ação Dia das Crianças recursos Próprios


// Espetáculo da Páscoa

Ética e Governança

GRI 102-18 GRI 102-16 102-17, 205-1 e 205-2

Todo o trabalho da Unimed Ponta Grossa está baseado em três pilares:

A integridade entra como um dos pilares da instituição, sendo regra fundamental para qualquer colaborador, cooperado ou terceiro com quem se poderá estabelecer algum tipo de relação comercial. A Unimed Ponta Grossa conta com uma área de Compliance, que é responsável pelo programa de integridade e consolidação da cultura ética na cooperativa. O Código de Conduta está disponível de forma online para cooperados, colaboradores e público externo: http://unimed.me/W9-ze

O Código de Conduta também é entregue durante a integração de novos colaboradores e cooperados, quando é explicado o que se espera de cada indivíduo nos aspectos éticos e comportamentais. A cooperativa terceiriza o serviço de canal de denúncias, por meio da contratação da empresa Contato Seguro, que oferece a via pela qual qualquer pessoa que se depare com alguma situação suspeita ou desconfortável possa denunciar o ocorrido, de forma anônima se assim for a preferência do denunciante. Além disto, a Unimed Ponta Grossa tem um Comitê de Ética próprio, que é responsável pela análise das denúncias recebidas e também pela aplicação de medidas disciplinares quando necessário.

As ações do Compliance englobam treinamentos com foco em cultura ética, a fim de prevenir e garantir que não haja casos de assédio, corrupção, suborno, fraude e outras ilicitudes. Para tal, é feito na integração de cada colaborador um treinamento inicial. Além disto, anualmente são feitos treinamentos para reciclagem do conteúdo, com turmas adequadas aos mais variados turnos e horários de trabalho para possibilitar a participação de todos os colaboradores.

Em 2019, a área de Compliance realizou 45 horas de treinamentos, totalizando 644 colaboradores instruídos, sendo 287 em integrações, 129 em treinamentos periódicos na Operadora e 228 nos Recursos Próprios.

A alta administração também recebe treinamentos, juntamente com os reportes de Compliance. No ano de 2019, foram feitos dois treinamentos direcionados à Diretoria Executiva, aos quais todos compareceram.

GRI 102-18, 102-10

Com 41 anos, a cooperativa vive o processo de amadurecimento nas mais diversas frentes de atuação, inclusive na forma como a empresa é dirigida. A amplitude dos focos de negócio operação de planos e assistência médico-hospitalar no complexo de recursos próprios promove a atuação de forma sistêmica na estrutura organizacional, incluindo grupos estratégicos com firme atuação também dentro do hospital. Tal aprimoramento significa a criação de processos transversais para atender e integrar Operadora e Recursos Próprios com mais eficiência e sinergia.

Em 2019, o Regimento Interno e o Estatuto Social foram reformulados, a fim de que ficassem mais claros e transparentes.

Conforme Estatuto Social da Unimed Ponta Grossa, a Assembleia Geral é o órgão supremo da cooperativa, tendo poderes, dentro dos limites da lei e do referido Estatuto, para tomar toda e qualquer decisão de interesse social. A cada cooperado cabe um voto, independentemente do capital. Acontece uma reunião ordinária por ano e, sempre que necessário, reuniões extraordinárias. Em 2019, em duas Assembleias Gerais, a Unimed Ponta Grossa contou com a presença de 211 cooperados.

A seguir, os grupos que compõem a governança da Unimed Ponta Grossa e suas respectivas atribuições.

Composição: Oito cooperados eleitos, com mandato de três anos, com escolha feita por votação de todos os cooperados ativos e que operam regularmente na cooperativa.

Atribuições: Delibera sobre a condução dos negócios, assegurando o retorno do investimento no longo prazo e o equilíbrio entre os anseios dos cooperados, com foco na sustentabilidade.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – 2017/2020
Diretoria Executiva

Dr. Rafael Francisco dos Santos - Diretor-presidente
Dr. Antonio Alcides Klug Junior - Diretor Administrativo
Dr. Eduardo Bacila de Sousa - Diretor Financeiro
Dr. Francisco Carlos de Moraes - Diretor de Mercado e Desenvolvimento

Diretores Regionais

Dr. Marcelo Ekermann – Telêmaco Borba
Dr. Matilvani Moreira - Castro
Dr. Silvio Maciel - Palmeira
Dr. Ivo Baptista Junior – Arapoti/Jaguariaíva

Composição: Quatro cooperados que fazem parte do Conselho de Administração, com mandato de três anos.

Atribuições: Responde, de forma colegiada, pela gestão e pelo alcance dos resultados, seguindo as diretrizes do Conselho de Administração e as deliberações da Assembleia Geral. Reúne o dire tor-presidente e os diretores Administrativo, Financeiro e de Mercado e Desenvolvimento.

DIRETORIA EXECUTIVA - 2017-2020


Dr. Rafael Francisco dos Santos - Diretor-presidente
Dr. Antonio Alcides Klug Junior - Diretor Administrativo
Dr. Eduardo Bacila de Sousa - Diretor Financeiro
Dr. Francisco Carlos de Moraes - Diretor de Mercado e Desenvolvimento

Composição: Seis membros, sendo três efetivos e três suplentes, com mandato de três anos, eleitos juntamente com o Conselho de Administração.

Atribuições:Participa do processo de admissão de cooperados e assessora nos processos disci plinares, para apurar possíveis infrações às normas internas ou ao Código de Ética Médica cometido por cooperados.

MEMBROS EFETIVOS


Dr. Marcelo Ferraz de Freitas
Dr. Rafael Nastas Acras
Dr. Rubens Adão da Silva

MEMBROS SUPLENTES


Dr. Carlos Heidi Koga
Dr. Danilo Saad
Dr. Dalton Scarpin Gomes

Composição: Seis cooperados, três eletivos e três suplentes, eleitos com mandato de um ano.

Atribuições: Fiscaliza a gestão, as operações financeiras e a prestação de contas, recomendando ou não a aprovação pela Assembleia Geral. É assessorado por auditoria externa independente.

MEMBROS EFETIVOS


Dr. Ricardo Mussi
Dr. Marcelo Jacomel
Dr. Cleverson Urcichi

MEMBROS SUPLENTES


Dr. Jorge Sumikawa
Dr. Guilherme Kassab Siqueira
Dr. Gilberto Baroni

Diretor Responsável Técnico Médico – indicado pela Diretoria Executiva

Dr. Pedro Moyses Soares Jacintho

Diretor Clínico – eleito pelo corpo clínico do Hospital Geral Unimed

Dr. João Felipe Lara Bueno

Composição: 35 cooperados, eleitos a cada dois anos, com votação feita pelos membros de cada especialidade.

Atribuições: órgão de caráter consultivo, de assessoria e apoio às atividades do Conselho de Ad ministração em estudos, avaliações de tecnologias, elaboração de protocolos e indicadores, e definição de critérios técnicos para atividades inerentes à especialidade.

Composição: 16 cooperados que se organizam por áreas de atuação hospitalar. São escolhidos pelos seus próprios componentes e referendados pela direção clínica e pela direção técnica do HGU, com mandato de dois anos.

Atribuições: contribuem com a qualidade da assistência, propondo normatizações com base em protocolos, boas práticas e ainda coordenam equipes e distribuem escalas de trabalho.

GRI 418-1

A Unimed Ponta Grossa está sempre atenta às mudanças significativas na legislação e regulações que possam impactar o dia a dia. No intuito de atender os requisitos necessários à nova Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor em agosto de 2020, a cooperativa iniciou o processo de adequação em agosto de 2019, quando contratou a consultoria Guilherme Guimarães para auxiliar no projeto, previsto para terminar em meados de 2020. Segundo a área de Ouvidoria, a Unimed Ponta Grossa não registrou, em 2019, nenhuma queixa comprovada relativa a violações da privacidade e perda de dados do cliente, o que corrobora as ações de adequação da cooperativa à LGPD. Desta forma, os beneficiários, colaboradores, cooperados e terceiros com os quais a Unimed Ponta Grossa se relaciona poderão ficar cada vez mais tranquilos em relação à segurança de suas informações.

Sobre este Relatório

GRI (102-40) (102 -21) (102-42, 102-43, 102-44, 102-46, 102-47, 102-48, 102-49) (102-50, 102-51, 102-52, 102-54, 102,56) (103-1)

O último ano foi de muito trabalho, dedicação e engajamento de todos os colaboradores e cooperados da Unimed Ponta Grossa. Parte da construção de uma cooperativa maior e melhor para todos se dá em ouvir os principais públicos de relacionamento e definir os temas de interesse do Relatório de Gestão e Sustentabilidade. Para isso, no processo de construção do relatório a Unimed Ponta Grossa realizou pesquisa com os temas de interesse, no intuito de obter as percepções dos públicos interno e externo, por meio de formulário eletrônico e impresso. Os stakeholders estratégicos (partes interessadas) da Unimed Ponta Grossa foram definidos da seguinte forma:

Como resultado da consulta (interna e externa), que contou com a participação de 198 pessoas (110 interno e 88 externo), a matriz apresentada evidencia os pontos convergentes entre a consulta, sendo considerados prioritários para o processo de relato dos seguintes temas:

Matriz de materialidade resultante da pesquisa:

GRI 102-11

Este site contém o Relatório Anual de Gestão e Sustentabilidade da Unimed Ponta Grossa, elaborado de acordo com a metodologia Global Reporting Initiative (GRI) – opção “de acordo - essencial”, e traz dados referentes às atividades e ao desempenho da cooperativa durante o ano de 2019. Os últimos relatórios de gestão estão disponíveis no link https://www.unimed.coop.br/web/pontagrossa/relatorio-de-gestao1 , tendo sido feitos anualmente desde 2016 e entregues aos cooperados durante a realização da Assembleia Geral Ordinária que é realizada no primeiro semestre de cada ano.

Os relatórios dos anos anteriores, contendo informações referentes à administração da cooperativa, no entanto, não foram feitos, oficialmente, no padrão GRI.

Todas as informações contidas neste relatório são verificadas e auditadas dentro de diversas normativas e instituições, porém, especificamente para este relatório, não foi utilizada verificação externa.

O Hospital Geral Unimed e o Laboratório Unimed são acreditados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) – nível II, pela entidade acreditadora Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação de Saúde (IPASS). Com relação às informações contábeis, a Unimed Ponta Grossa é auditada pela Prospecta Auditores.

GRI 102-11

A inovação está entre os valores da cooperativa e, por isso, em 2019, o Relatório de Gestão é apresentado no formato de web site, facilitando a navegação e o entendimento do conteúdo, além, é claro, de evitar o desperdício de material impresso, contribuindo com as questões socioambientais.

Aspectos Econômicos

GRI 102-45
GRI 201-1

Após a confirmação das reformas estruturais, como a da Previdência Privada que foi aprovada no Senado, existe um leve aumento de expectativas do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no país, bem como a manutenção da taxa Selic em 4,5%a.a., em 2020, a fim de estimular o mercado. Analisando especificamente o mercado da saúde no Brasil, é possível observar que o crescimento populacional, que subiu 7,8% de 2010 a 2019, tem grande impacto no setor, conforme dados abaixo:

Olhando em frente:

  • A expectativa é que, em 2030, a porcentagem de população idosa (60 anos ou mais) será de cerca de 21%. Já em 2060, a população idosa chegará a 34% e será a maior faixa da população paranaense.

Isso significa que, cada vez mais, as pessoas precisarão recorrer a clínicas e hospitais e questões como cuidados paliativos se tornarão mais frequentes e presentes na vida das pessoas.

E como a Unimed está no Brasil?

  • O aumento da competitividade do setor vem refletindo no número de operadoras de planos de saúde em atividade no Brasil.
  • As Unimeds seguem a tendência geral de diminuição. Entre 2014 e 2019, deixaram de existir 35 Unimeds (Operadoras), cerca de 10,9%.

E como está o cenário da Unimed Ponta Grossa?

Como já mencionado na seção Perfil deste Relatório, a área de ação da Unimed PG é formada por 16 municípios:

Atualmente, 85,5% da carteira de clientes da Unimed Ponta Grossa está alocada nos 16 municípios da área de ação, sendo que, no Paraná, concentram-se 92,9% dos beneficiários da Unimed Ponta Grossa. O estado de São Paulo é o segundo em número de beneficiários da cooperativa, seguido pelos outros dois estados da região sul. A Unimed Ponta Grossa é a maior operadora da região em que atua, com 39,7% do mercado. Ao todo, o Sistema Unimed possui mais da metade do mercado da região, com 62,4%.

Market share Unimed Ponta Grossa

Em 2019 a receita com mensalidades totalizou R$ 263,65 milhões, o que representa um crescimento de 11% em relação a 2018.

Esta receita adveio de novas vendas de planos de saúde e dos reajustes aplicados nos contratos já existentes. Os reajustes de planos de saúde foram, em média:

  • Planos individuais familiares: 8,67%
  • Planos coletivos – pool de riscos (contratos até 29 vidas): 6,99%
  • Planos coletivos de livre negociação (contratos com 30 vidas ou mais): 11,98%

No período compreendido entre 2017 e 2019, o crescimento acumulado da receita com contraprestações pecuniárias foi de 88,24%.

Em 2019, a cooperativa manteve o foco de apoio na prospecção de novos clientes no ambiente digital, com parte significativa dos investimentos em mídia direcionados a esse tipo de plataforma. A estratégia se manteve assertiva, conforme mostram os números:

Contatos recebidos com interesse em plano (pessoa física + pessoa jurídica): 1.865.
Destes, 596 são oriundos de pesquisa no Google, 159 do Facebook e 178 de anúncios em outros sites.

A Unimed Ponta Grossa finalizou 2019 com o total de 73.571 beneficiários. Esse resultado se deve certamente à satisfação dos clientes com os serviços oferecidos, com o trabalho dos cooperados, com a equipe de vendas e com a política de relacionamento da Unimed Ponta Grossa com os clientes.

No triênio compreendido entre 2017 e 2019, o crescimento acumulado da carteira da Unimed Ponta Grossa foi de 21,09% , sendo que em 2019 foi de 4,09%.

Relatório de Administração

Balanço Patrimonial

Demonstração de Resultado

Desmonstração de sobras ou perdas

Demonstração do Resultado Abrangente

Demonstração do fluxo de caixa

Demonstração das mutações do Patrimônio Líquido

Demonstação do valor adicionado

Notas Explicativas

Parecer Auditoria Assinado

Parecer do Conselho Fiscal

Balanço Social

Parecer do Balanço Social

GRI 403-1, 403-2, 404-1, 202-1, 102-8, 102-41, 102-8

Aspectos Sociais

A Unimed Ponta Grossa encerrou 2019 com 795 colaboradores por contrato de trabalho, sendo alocados 229 na Operadora e 566 nos Recursos Próprios. De todos os colaboradores da cooperativa, 656 são mulheres, representando a maioria absoluta do quadro funcional.

Pensando no aumento da qualidade do serviço prestado, a Unimed Ponta Grossa terceirizou colaboradores de algumas áreas do hospital: radiologia, cozinha e portaria.

GRI 202-1

A cooperativa fechou 2019 com um total de 21 aprendizes, sendo 13 nos recursos próprios e 8 na operadora. Esses colaboradores são remunerados com base no salário mínimo. Os demais são remunerados conforme tabela salarial vigente, de acordo com normas internas da Unimed Ponta Grossa.

Não há distinção de gêneros nos salários pagos aos colaboradores da Cooperativa.

Em 2019, devido à mudança do sindicato da categoria, foi aplicado o reajuste médio entre as cooperativas da Unimed do Paraná.

GRI 102-41

Postos de Trabalho

Na Unimed Ponta Grossa, 100% dos empregados estão cobertos pelas convenções de trabalho coletivo aplicadas às categorias profissionais.

GRI 404-01

Treinamentos

A Unimed Ponta Grossa acredita que, para garantir a qualidade dos serviços prestados interna e externamente, educação é fundamental. Em 2019, foram aplicados 1198 treinamentos, totalizando 25.306,97 horas. A média de horas de treinamentos por colaborador durante os doze meses foi de 2,61h e não foram feitos treinamento por distinção de gênero. Na operadora, foram aplicados 484 treinamentos e 714 nos serviços próprios e para cooperados.

GRI 403-01

O monitoramento de saúde e segurança do trabalho é realizado pela equipe do Serviço Especializa do em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Constituído por profissionais da área da saúde e segurança do trabalho, a área tem como função principal proteger a integridade física dos trabalhadores, bem como monitorar, promover e contribuir com a prevenção de saúde dos colaboradores da cooperativa. Anualmente, é promovida a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), considerado um dos principais eventos de conscientização dos colaboradores sobre a prevenção de acidentes e saúde e segurança no local de trabalho. São feitas palestras, peças teatrais entre outras ações educacionais preventivas. O Comitê Interno de Prevenção de Acidentes (CIPA) se reúne mensalmente com o objetivo de dis cutir sobre temas como prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho e, assim, promover a saúde do colaborador. É constituído por 11 colaboradores eleitos, 11 indicados e outros três designados em atendimento à legislação (Norma Regulamentadora NR-5). Ainda em cumprimento à legislação, a cooperativa dispõe da Brigada de Incêndio, formada por colaboradores que são treinados de acordo com a normatização, complementando a proteção dos profissionais e clientes em caso de sinistros. A formação de brigadistas e reciclagem de treinamentos é realizada com base em cumprimento de calendário anual de treinamentos obrigatórios. Seguindo o dimensionamento de colaboradores e atendendo à legislação, a Unimed Ponta Grossa dispõe de 160 colaboradores brigadistas auxiliando na prevenção a sinistros.

Além disto, grande parte do quadro de funcionários integra comissões e comitês em diversas áreas, conforme tabela:

GRI 403-02

A Unimed Ponta Grossa promove a segurança e saúde no trabalho por meio de ações de conscientização com o objetivo de prevenção. Em 2019, foram registrados acidentes de trabalho conforme tabela:

Nossos Cooperados

A Unimed Ponta Grossa dedica atenção especial aos médicos cooperados, que totalizaram 548 ao fim de 2019. Foi realizada uma pesquisa de satisfação qualitativa com 230 médicos, de 23 de abril a 22 de maio, conduzida pela empresa terceirizada Chiusoli Pesquisas.

O resultado obtido foi considerado positivo, principalmente quando verificado que 91% dos entrevistados afirmaram gostar de contar às outras pessoas que são cooperados da Unimed Ponta Grossa.

Outros dados interessantes identificados com a pesquisa:

- Consideram que a Unimed oferece um amplo mercado de trabalho para os médicos

- Consideram que a Unimed oferece benefícios (seguro de vida e responsabilidade civil, plano odontológico, benefício para secretária, plano de saúde, mútua etc.) que atendem às necessidades dos cooperados


- Consideram que a Unimed mostra excelência no corpo executivo composto pela diretoria, gerentes, técnicos e funcionários


- Alegam perceber ações de inovação e adaptação a mudanças por parte da cooperativa


- Informam que os recursos próprios como HGU, laboratórios e centro de diagnóstico de imagem oferecem boa qualidade de atendimento aos beneficiários


Na sua opinião, quais são os principais pontos fortes da Unimed Ponta Grossa?

GRI 102-18

Em 2019, o Portal da Transparência foi criado para facilitar o acesso às informações por parte dos cooperados e reúne serviços online e consulta a documentos. Mensalmente, são divulgados os dados a respeito do desempenho da gestão da cooperativa, que os médicos podem acessar mediante login e senha.

A criação desse espaço específico no Portal do Cooperado contribuiu para agilizar e desburocratizar o acesso às informações, já que antes o cooperado não dispunha de um local exclusivo para realizar avaliações.

A implantação do Portal da Transparência ocorreu em etapas. Primeiramente, foi feita uma pesquisa, com o objetivo de diagnosticar os assuntos de maior interesse dos cooperados. No segundo momento, o levantamento envolveu os setores responsáveis pelo fornecimento de dados, como Contabilidade e Mercado, visando subsidiar o entendimento e a formação de opinião dos cooperados.

Programa de Visita ao Cooperado na Unimed Ponta Grossa

Com o objetivo de aproximar o cooperado da Unimed, o Programa de Visita aos Cooperados é realizado pelo Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) desde 2013 e já se consolidou como um dos principais instrumentos de relacionamento entre a cooperativa e o médico. Em 2019, as agentes de relacionamento do NDH visitaram 30 especialidades médicas e promoveram seis reuniões chamadas de “Comida Conversa e Vice-Versa”, onde foram pautados os feedbacks e os apontamentos coletados nas visitas. O Programa de Visita da Unimed Ponta Grossa foi compartilhado com a Federação do Paraná, Federação da Unimed Minas Gerais e Unimed Joinville, por meio de apresentação de case e visitas técnicas recebidas na singular ponta-grossense.

Comida, Conversa e Vice-Versa

GRI (404-1, 401-2)

Cursos, treinamentos, reuniões cientificas e palestras, destinadas aos cooperados, promovidos em 2019:


// MBA em Gestão Inovadora em Serviços de Saúde

// Curso SEPSE

// Capacitação das Secretárias

// SAV (Suporte Avançado a Vida) - Pediatria

// SAV (Suporte Avançado a Vida) - Obstetrícia

// DRG - Diagnosis Related Groups

// Lesão de Pele

// Insuficiência Cardíaca Aguda

// Tontura e Vertigem

// Libero RES (Registro Eletrônico em Saúde)

// Libero RES (Registro Eletrônico em Saúde)


~ Carga horária total: 201h

~ Total de participantes: 64

Nossos Beneficiários

Mesmo em um cenário de incertezas, em que o desemprego e a queda da renda impactaram diretamente o segmento de saúde suplementar, a Unimed Ponta Grossa conseguiu manter e conquistar novos clientes, finalizando o ano de 2019 com um total de 73.571 clientes. O compromisso com a qualidade da assistência em saúde ofertada pela Unimed Ponta Grossa diferenciou a cooperativa no mercado sendo a escolha de mais de 2.900 novos clientes na área de atuação.

Fruto da política comercial focada na venda de planos para pequenos e microempreendedores, a carteira de clientes tem crescido de forma contínua e sustentável na modalidade de planos coletivos.

O desenvolvimento e ampliação dos recursos próprios da Unimed Ponta Grossa fortaleceu a venda dos planos regionais e locais. Isso significa que o cliente destes planos usa exclusivamente a rede credenciada na área de ação e os recursos próprios.

O ano de 2019 trouxe muitos desafios para a cooperativa e, sendo a inovação um dos valores da Unimed Ponta Grossa, isto não poderia ficar para trás. Foi lançada uma meta para que, até o fim do ano, 10.000 beneficiários estivessem utilizando o aplicativo Unimed Cliente PR para liberação de guias e as outras funcionalidades da ferramenta. A meta foi atingida e superada e, até o fim de dezembro, foram contabilizados 16.264 downloads do aplicativo. Para que este resultado fosse obtido, foram feitas divulgações presenciais na sede da operadora e nos postos de atendimento, além de campanhas nas mídias sociais e no site da Unimed Ponta Grossa.

Além disso, em cumprimento à RN 277 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), tinha-se como meta a liberação de 90% das guias dentro do prazo de até 72 horas. A Unimed Ponta Grossa registrou a superação da meta durante todo o ano, conforme gráfico demonstrativo:

Com relação ao atendimento ao cliente por telefone, 85% das ligações foram atendidas em até 30 segundos, sendo que a média de abandono de ligações foi inferior a 5%.

Em 2019, foram recebidas 5.708 manifestações de clientes por meio dos canais de relacionamento, sendo que as principais demandas foram as relacionadas a solicitações de serviços, esclarecimentos de dúvidas e reclamações.

De todas as manifestações recebidas, as três principais áreas mencionadas foram: Pediatria do Unimed 24 Horas, Administrativo HGU e clínica geral do Unimed 24 Horas.

A pesquisa qualitativa foi realizada pela empresa Zoom Agência de Pesquisas e o período de coleta de dados ocorreu entre maio e junho de 2018, quando foram entrevistados 400 beneficiários. A pesquisa é realizada pela cooperativa a cada dois anos e será feita novamente em 2020.

Conclui-se que as ações que vêm sendo implantadas, gradativamente, na cooperativa vêm apresentando resultados positivos na percepção dos beneficiários, o que se comprova no resultado da pesquisa aplicada em 2018.

O percentual de 88,30%, de notas 4 e 5, expressa a elevada satisfação dos beneficiários com a Unimed.

GRI 416-2

Segundo o relatório da Zoom Agência de Pesquisas, a avaliação positiva é confirmada pela forte intenção de indicação da Unimed Ponta Grossa para outra pessoa, compartilhada por quase a totalidade dos entrevistados

Na Unimed Ponta Grossa a metodologia NPS (Net Promoter Score) foi implantada no início de 2019, com o objetivo de mensurar o Grau de Lealdade dos Clientes e Satisfação com os serviços oferecidos nos recursos próprios Hospital Geral Unimed e Laboratório Unimed.

O NPS é classificado através de uma pergunta simples: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossos serviços para um amigo, familiar ou parente?”, essa escala pode variar dependendo da necessidade.

Com base nas notas de 0 a 10, os clientes são classificados em 03 formas:

  • Notas de 0 a 06 – Clientes Detratores – São aqueles clientes que criticam a empresa em público e jamais voltariam a fazer negócio com a empresa, exceto em situações extremas.
  • Notas de 07 e 08 – Clientes Neutros – São aqueles clientes que compram somente os produtos e serviços realmente necessários. Não são leais e não são entusiastas da empresa.
  • Notas de 09 a 10 – Clientes Promotores – Passaram a ter uma vida melhor depois do início do relacionamento com a empresa/produto/serviço/marca. São leais, oferecem feedbacks e são entusiasmados.

De acordo com as notas do Net Promoter Score é possível classificar as empresas em 4 Zonas de Classificação, que em termos gerais exemplificam o quão bem a empresa está em relação a satisfação de clientes. As zonas são:

  • Zona de Excelência – NPS entre 76 e 100
  • Zona de Qualidade – NPS entre 51 e 75
  • Zona de Aperfeiçoamento – NPS entre 1 e 50
  • Zona Crítica – NPS entre -100 e 0

Desde o ínicio da utilização da metodologia no Laboratório estamos classificados na zona de excelência, porém evoluímos nosso NPS de 78 para 91, já no Hospital evoluímos da zona de aperfeiçoamento 32 para zona de qualidade 58, evidenciando a evolução constante em nossos processos sempre com o foco no cliente.’








Em 2019, o Núcleo de Gestão da Qualidade (NGQ) recebeu 6.377 notificações de não conformidades. No processo de classificação dos eventos, 1.036 notificações foram consideradas circunstâncias de risco, incidente com potencial de dano ou lesão. Já o número total de notificações de não conformidades foi de 2.854, oriundas do processo assistencial, classificadas como leve a grave. Isso demonstra a evolução da cultura de segurança de paciente dentro do Hospital Geral Unimed, que busca reduzir ao mínimo aceitável o risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde. O Núcleo de Gestão de Qualidade (NGQ) intensificou a cultura não punitiva para que todos os eventos relatados pudessem oportunizar melhorias nos processos assistenciais e administrativos. Dentro desta premissa, em 2019, foram promovidas 12 reuniões de análise crítica de eventos graves, conhecidas na cooperativa como RACs. Estes encontros resultaram em dois disclosures, que são divulgações abertas de erros para quem sofreu um incidente ligado a eles, demonstrando transparência nas ações da cooperativa.

Sumário
Norma
Nome do Indicador
Localização

Perfil da Organização
Ética e Integridade
Governança
Práticas Anticorrupção
Privacidade do Cliete
Sobre este relatório
Práticas de relato
Aspectos Sociais
Saúde e Segurança no trabalho
Treinamento e Desenvolvimento de Cooperados e Colaboradores

Saúde e segurança do beneficiário
Sumário
Contato

GRI 102-53

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Dr. Rafael Francisco dos Santos - Diretor-presidente
Dr. Antonio Alcides Klug Junior - Diretor Administrativo
Dr. Eduardo Bacila de Sousa - Diretor Financeiro
Dr. Francisco Carlos de Moraes - Diretor de Mercado e Desenvolvimento
Dr. Matilvani Moreira – Diretor Região I (Castro, Piraí do Sul, Carambeí e Tibagi)
Dr. Ivo Baptista Junior – Diretor Região II (Jaguariaíva e Arapoti)
Dr. Marcelo Ekermann – Diretor Região III (Telêmaco Borba Reserva, Candido de Abreu, Ivaí, Imbituva e Ipiranga);
Dr. Silvio Maciel – Diretor Região IV (Palmeira, Teixeira Soares e São João do Triunfo)

Equipe Responsável

Governança

Janaína Fiorentin - Compliance
Jeanine Tavares Vrubleski – Secretaria executiva

Revisão: Liziana Freitas – Marketing
Layout e diagramação: Eduardo Lorran - Marketing
Desenvolvimento: Mateus Felipe Dreher - Tecnologia da Informação



Contatos


secretaria@unimedpg.com.br – (42) 3220-7006
mkt.liziana@unimedpg.com.br – (42) 3220-7022
ti.marcelo@unimedpg.com.br – (42) 3220-7031